segunda-feira, janeiro 9

Teste 017

Uma conversa descontraída em mais um dia de férias, ainda que o primeiro momento delas a compartilhar com amigos. Conversas foram e voltaram, olhares revelaram verdades ocultas, risos confessaram vontades e palavras verbalizaram o que tínhamos guardados no peito, sem medo de nos desentender. Certo, não foi nada tão reflexivo assim, mas um simples contato entre pessoas é tão expressivo! Já pensaram em como a vida é fantástica? O simples ato de vivermos e respirarmos hoje já não nos surpreende porque nos acostumamos a esse mundo de maravilhas, e às vezes cometemos um erro que, ao meu ver, é imperdoável: não damos atenção. Estamos tão acostumados com aquelas pessoas que sequer prestamos atenção ao quão únicas e singulares elas são. E é por isso que estou aqui hoje.
"PESSOAS ESPECIAIS"
Quem é especial na sua vida? Ao menos você já parou pra pensar nisso? Talvez você me responda que seu ex-namorado, que sua mãe, que seu melhor amigo e que o avô falecido são ou foram especiais, mas... E quanto aos outros? Quando tratamos de pessoas com deficiências, chamamos de "especiais" por terem algo diferente, mas, oras!, não somos todos diferentes uns dos outros? Se uma pessoa especial para você é aquela que lhe marca, já tentou pensar uma vez sequer que você não seria quem é hoje se o porteiro do seu prédio não lhe cumprimentasse?
No fundo, todos são especiais.
Lopiz teve a ousadia de afirmar na minha cara que ele era uma pessoa especial para mim. Não vou negar, mas isso me fez pensar também sobre tantas pessoas que tenho especiais para mim e quantas apenas me vêem como "ela", "essa menina", "aquela", "você". Por vezes chorei por não lembrarem de meu nome. Tenho ânsia de que todos me conheçam - quero ser sempre aquela que lhe cede o ombro para chorar quando estiver realmente triste, aquela que afirma que lhe ama quando você pensa que ninguém o faz -, mas é uma ânsia boa! Por que vocês não a possuem? O desejo de marcar positivamente as pessoas não só eterniza um ao outro como "aquele meu amigo de quando eu tinha a sua idade", não só melhora a pessoa que lhe julgará, de fato, importante, como também você! Sim, você que por tantas vezes acalmou ou mesmo ouviu desaforos de alguém que estava em um mal dia; você que cedeu sua cama e seu quarto para um conhecido distante que não tinha onde ficar; você que disse "bom dia" para um estranho qualquer que passeava pelo mesmo calçamento; você que pediu desculpas ao esbarrar em uma senhora: isso melhora a sua essência.
Eu tentaria não falar de Deus por saber que há agnósticos e ateus lendo o que eu escrevo, mas faz parte de mim e não há - simplesmente não há - formas de falar sobre o quão especiais somos todos, sem falar que, pelos olhos de Deus, somos todos igualmente queridos e amados. Talvez você pense que colocar $0,50 na caixinha de Natal de alguém seja inválido, mas não é! Se todas as pessoas que passassem por aquela caixinha soubessem do quão necessários eram aqueles $0,50, pode acreditar que alguém já não teria tanta fome. Porque passei no banco para sacar o dinheiro da faxineira e, logo na porta, uma mulher distribuía papéis para que a ajudassem. Pessoas esnobes, andando com o queixo elevado e de óculos escuros mesmo em um dia nublado, passaram por ela como se fosse invisível, mas eu me aproximei. Peguei o papel e entrei na fila, lendo rapidamente o que tinha escrito. Chegou minha vez e pensei cá com os meus botões: essas pessoas fazem transferências milionárias, que custo seria retirar $10 para alguém que sequer lhe cobra taxas. Contas milionárias vindas de sapatos, bolsas, carros, futilidades idiotas que custam o triplo dos mais consumistas sonhos que aquela simples senhorinha poderia ter.
"Deus te abençoe", aos seus ouvidos, pode ser apenas uma forma de agradecimento; mas é um apelo sincero aos céus para que sua alma seja zelada e iluminada.
Cada um é especial ao seu modo. Aqueles que nos fazem rir, aqueles que nos apaixonam, aqueles que nos confortam, aqueles que nos dão raiva, aqueles que adoecem, aqueles que choram, e até aqueles que um dia nos trataram mal: todos são sigulares e importantes em sua vida - pode acreditar quando eu digo que se o seu primeiro amor não tivesse lhe feito sofrer, você não seria a pessoa forte e compreensiva que é hoje. De relacionamentos (vizinhos, amigos, parentes) vêm coisas e fatos tão construtivos para seu carácter que, talvez você se assuste, mas acrescentam e muito à nossa essência. Porque, se não caíssemos, não aprenderíamos a nos levantar, e se não sorríssemos tanto, não teríamos a necessidade de chorar. Imagine se todos fossem cinza, e olhe ao redor descobrindo o arco-íris que tem a seu redor: pessoas com personalidades únicas e distintas de qualquer outra - não hesite em falar-lhes quão especiais são para você.

"E muito tempo depois que eu tiver ido[...], vou continuar pensando em você" - Plain White T's
#V

Nenhum comentário:

Postar um comentário