domingo, março 10

"Esquece isso"

       Interessante é a forma como as pessoas encontram de não lidar com os problemas que mais as afetam, machucam e martirizam diariamente. Todos já devem ter percebido que, quando ocorre algo sério com algum amigo seu e ele está triste e acabado por conta disso, o primeiro conselho que sai da sua boca é "não pensa nisso não"; o mesmo acontece quando você é a vítima do problema e recebe conselhos semelhantes, muitas vezes, porém, pensando "é fácil falar, difícil é fazer". Então por que você dá a mesma porcaria de conselho?!


       Hoje eu estava pensando no porquê de ser tão complicado simplesmente não pensar sobre algo que te incomoda e cheguei à seguinte conclusão: as pessoas que têm conhecimento da situação te dizem constantemente "esquece isso", "deixa pra lá". A certa altura do campeonato, você mesma, sempre que se preocupa com a questão, repete para si mesma "esquece isso" e jura mentalmente "deixar pra lá". Acontece que, no simples e involuntário ato de parar e lembrar que não devo pensar sobre o assunto, já pensei várias vezes; daí pra frente, o objetivo (muito difícil, por sinal) passa a ser esquecer de não lembrar.
       Agora me diz, por favor, como eu vou esquecer de não lembrar se aquilo martela a minha cabeça cotidianamente. Venhamos e convenhamos, um problema que mereça um "esquece isso" não é qualquer nota baixa, computador tiltando ou comida queimada.
       Para continuar o texto, vou categorizar os tipos de problemas para melhor entendimento:

1- "Que besteira, menina!": A revista de assinatura semanal não chegou no dia certo ou você esqueceu de fazer a sobrancelha em um dia de festa do colégio;

2- "aff, odeio quando isso acontece comigo": A unha quebrou ou o twitter não tá logando;

3- "shh" (alisada no ombro): me ignoraram na conversa ou fiz uma piada que ninguém riu;

4- "puts": acordei atrasada pro colégio ou comprei uma roupa menor que meu tamanho;

5- "caramba": meu ipod quebrou ou perdi meu celular;

6- "vai dar tudo certo": vou fazer uma cirurgia ou meu cachorro está doente;

7- "não pensa nisso": varia entre acabei um relacionamento e meu avô tá doente;

8- (silêncio e abraço): eu estou doente ou algum dos meus pais morreu.

       Sei que devo ter pulado uns 20 tipos de problemas intermediários aí, mas você entendeu o ponto. Agora que tudo já está, como diria um ex-professor meu "clear as the sun - claro como o sol" (sim, ele falava em inglês E português, pra dar ênfase), continuemos.
       Não. Não dá pra não pensar no seu avô doente. Não dá pra não pensar naquele menino quando ele dá sinal de vida direto pelo Facebook. Não dá pra não pensar. Mas não vale dar uma de ignorante e dizer isso pra a pessoa que tenta te consolar. Todos sabemos que não dá pra deixar pra lá, mas, acredite, ajuda bastante se você parar de falar sobre isso (chega um ponto que ninguém vai te aguentar mais falando a mesma coisa todo dia).
       Não pare de dar esse conselho, dá a entender que você se importa, e não pare de pensar sobre os seus problemas, eventualmente você entenderá porque aconteceram ou aprenderá a aceitá-los.

J

Nenhum comentário:

Postar um comentário