domingo, março 18

Teste 038

As pessoas lhe garantem que lhe apoiarão em qualquer decisão que por você seja tomada e, logo após a confissão de que seu curso futuro é Letras, mil julgamentos, caretas e tons irônicos soam por sua vida, por seu mais sintético mundo.
A cada dia mudo a escolha de minha profissão. Me empertigo. Tenho 16 anos e já devo decidir-me pelo que farei por toda a minha vida... É algo um tanto quanto pertubador, não?
Quis Nutrição, e me disseram que eu iria morrer de fome.
Quis Publicidade, e me disseram que eu não seria empregada.
Quis Psicologia, e me disseram que eu seria frustrada.
Quis Pedagogia, e me disseram que eu descobriria o erro de minha escolha, mais tarde.
Quis Jornalismo, e me disseram que eu tornaria-me estressada.
Quis Medicina, e me deram apoio, embora eu tenha descoberto que jamais seria feliz na área.
Quis Geologia por 3 segundos, e tentam me convencer de seguir o impulso.
Nunca quis Direito, e me apóiam ate os dias de hoje.
Nunca quis Engenharia, e me garantem que vou gostar, fazer sucesso.
Hoje quero Letras ou História, e tenho de ouvir minha própria mãe com um tom sarcástico e duvidoso na voz, dizendo 'de tantos cursos, ser professora...' Gosto da idéia de ser professora. Por mais estressante e mal pago que possa ser, o orgulho de passar informações necessárias e a ânsia em explicar, falar, gesticular, me soa tão atrante que quase me faz vibrar em alegria. Mas sei que, a partir do momento em que alguém souber, este alguém me julgará.
Quero dizer a vocês que não se importem se querem fazer Cinema, Administração, Ciências Contábeis, Economia, Medicina, Arqueologia, Hotelaria, Geografia. Quero dizer que não se importem com as criticas que sempre surgirão. Quero dizer que não liguem para os comentários maldosos. Quero dizer que jamais morrerão de fome, se vocês realmente querem fazer o que estão dispostos a fazer. Porque de nada adianta passar de primeira no ITA e não gostar de ser um engenheiro. De nada vale um médico que não sente prazer em atender. Porque quando damos ouvidos a quem nos cerca, acabamos por não escutar a nós mesmos. Isso é serio!
Saiba e aprenda; você é quem importa! Saiba ser egoísta, são suas decisões, seus problemas, seu trabalho, sua carreira, suas metas, seus desejos, sua felicidade, sua frustração, sua VIDA que está em jogo! Não é como se seu pai formado em Farmácia fosse tentar realizar-se em você.
É hora de seguir seu caminho, olhar para o próprio umbigo, e refletir sobre si mesmo.
Acinal, para todos os demais que não você...

"Pode ser de qualquer cor, desde que seja preto" - Harrison Ford

Beijocas sabor Yoggi de chialgumacoisa e top it de farelos cookies,
#V

2 comentários:

  1. Ser professora é uma das carreiras mais lindas que consigo imaginar. é escrever um pouquinho todo dia, na certeza de que vai ter alguém te lendo, te escutando. é passar o que você aprendeu na vida, no ambiente único que é a sala de aula. é ajudar à formar caráter nos filho de Deus... é tanta coisa! não tenha medo de seguir se essa for sua vocação, escute suas próprias palavras :) "Escola não é a preparação pra vida, é a própria vida" "o propósito da educação é transformar espelhos em janelas" ps.: Tens jeito pra letras :D

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, Vic! só vi o post agora, mas está repleto de verdades. Conheço poucos jovens que vão seguir carreiras como letras, física, geografia ou cinema, mas admiro muito cada um deles, pois sei que demanda coragem e perseverança pra seguirem seus sonhos, mesmo que estes sejam os caminhos mais árduos. Porque não é a medicina, o direito ou a engenharia que são os caminhos dos corajosos, são justamente os cursos menos cursados. Passar no vestibular, por mais difícil que seja, é a parte mais fácil da sua vida profissional.

    ResponderExcluir